O que é Goa?


O estilo começou em GoaÍndia, no final da década de 1980, quando hippies, viajantes, buscadores espirituais e um sem-número de pessoas ligadas a manifestações de contra cultura, munidos de conhecimento técnico de produção de música eletrónica e de um puro desejo de curtir e experimentar, desenvolveram, de forma intuitiva, um novo estilo sonoro. Goa Gil é um dos fundadores desse movimento.
Foram incorporados à tradicional música eletrónica elementos da sonoridade oriental, bem como ritmos menos industriais do que aqueles tão comuns ao techno urbano, que era o estilo vigente da época. Informações rítmicas tribais e étnicas foram também incorporadas, resultando assim numa música mais orgânica, mais facilmente assimilável, que estimulava não só estados próximos ao transe místico (associados aos mantras indianos, por exemplo), mas também uma maior harmonia com os ambientes naturais e ao ar livre.
Festas espontâneas emergiam no litoral de Goa, quando voluntários se encarregavam de instalar som e decoração precárias, mas suficientes para levar os participantes a experimentar uma atmosfera celebrativa muito especial, não só a partir da música, mas de uma vivência única de liberdade e tolerância, da dança sem regras, das viagens psicodélicas e espirituais.
Foi assim que nasceu o chamado Goa trance. Inicialmente melódico e muito carregado dos elementos orientais, foi levado à Europa, onde aos poucos se multiplicaram festas inspiradas no estilo de Goa. As festas foram aumentando de tamanho, atraindo mais e mais pessoas, e trazendo a tona um revival das velhas aspirações dos movimentos hippie e da contra cultura da década de 1960 e década de 1970. Isso explica o processo de fusão cada vez mais nítida do velho rock'n roll às batidas hipnóticas da música electrónica e dos elementos orientais.
GOA Full Moon é o nome da primeira festa de "psy" no caso de Goa trance. Uma festa que é feita ao ar livre e sempre em noite de Lua Cheia por isso a origem do nome Full Moon traduzido para o português "Lua Cheia".
Depois da sua época dourada nos anos 90, com um surgimento de vários sub-géneros '('Psy-Trance Full-On,Progressive, etc.) no início da década de 2000, o próprio género Goa Trance sofreu uma época decadente com o número de artistas e projetos a produzirem Goa-Trance a descer consideravelmente. Muitos consideraram que o género estaria desactualizado e portanto condenado ao esquecimento.
Atualmente (2010) vem-se assistindo a um renascimento do gênero com uma onda de novas caras a trazerem de volta a velha energia do Goa Trance com um som mais limpo fazendo uso de novas técnicas de produção e de hardware/software de ponta. Estão de volta as explosões melódicas típicas do género. Nomes como Artifact303, Afgin, Ketzhal, Antares, Filteria, Amithaba Buddha... que já brilham na cena do género, vem provar que o Goa Trance é um género eterno e atemporal.

A Nova Geração do Goa Trance:
Alguns artistas atuais deram uma nova roupagem ao estilo Goa Trance sendo caracterizados como nova geração de artistas. O projeto The Misted Muppet de Israel representa este marco com o lançamento do álbum From The Legend em 2004. Um som futurista com fusão de algumas características do psy trance com o goa trance, permanência do bumbo com pitch elevado, baixo evidente e trabalhado, efeitos de glitch precisos e constantes, melodias precisas e não repetidas, uso de pianos, guitarras, além da adição de efeitos de filmes.3 Entre os novos artistas do trance podemos citar:
  • Via Axis
  • Talpa
  • Braincell
  • Trold
  • Psychowave